Não é porque são meus alunos e porque acompanhei de perto todo processo. Mas a verdade é que o pouco que foi feito está gerando um grande resultado junto ao público-alvo e com pouquíssima verba. O ciclo de palestras com profissionais do mercado realizado numa das matérias que ministro na UFF está na sua terceira edição. Neste novo, meu briefing para os alunos foi que fizéssemos um trabalho forte online e foi assim que tudo começou. A primeira peça a soltarmos foi um viral, onde alunos da UFF estariam realizando um acampamento no IACS (Instituto de Artes e Comunicação Social), quando de repente aparece algo de muito estranho na filmagem: um vulto é visto na tela no dia seguinte da história. Depois de lançado este, foi postado no Youtube um segundo, onde as imagens da câmera de segurança do IACS vazam para o Youtube e revelam um homem que, vestido com roupas Anti-radioatividade, recolhe materiais estranhos no Campus. Daí começou o burburinho e comentários pelos corredores. Mas a ação viral fica ainda mais completa quando entra no ar uma mesma filmagem da câmera de segurança com um ET andando pelo corredor de um dos andares. A essa altura, os filmes começaram a rolar de aluno para aluno e ainda foi inserido no final de um deles o nome de um BLOG. O BLOG na verdade pertencia a Edward Moon, pesquisador americano radicado no Brasil e especialista em fenômenos sobrenaturais que, no BLOG, revela que foi chamado para investigar uma suposta aparição na Universidade Federal Fluminense. Foi o suficiente para suscitar ainda mais curiosidade. A essa altura, o BLOG já estava sendo visitado, mas por falta de tempo, acabamos tendo que soltar o filme que revelava o ET dançando no corredor, dando um ar mais cômico à ação, e pista que só poderia ser uma brincadeira. O burburinho começou em torno de quem seria aquele ET dançarino em frente às câmeras e prontamente foi lançada a promoção “Quem é o ET do IACS?". Para colocar ainda mais pimenta na situação, resolvemos que o "ET" deveria fazer uma aparição surpresa na Chopada de Comunicação!!! Foi um sucesso! O ET foi ao palco, fez uma performance, desceu dançou e foi embora. Dia seguinte, comentário geral. O buzz estava criado em torno da campanha que agora já tinha o BLOG voltado para a revelação do conceito "III Ciclo de palestras de Seminários II. Venha fazer contato!". O conceito é todo pautado em que os profissionais são pessoas dotadas de superpoderes e realizam um trabalho do outro mundo. Virão à UFF para fazer contato. Nessa etapa colocamos no ar a página do ET no Orkut, onde ele pode interagir com os alunos e criar ainda mais curiosidade com relação a sua identidade. Quem acertar a identidade do ET no BLOG ganha camiseta do evento e ainda anuários do CCRJ.A aceitação da ação foi imediata e hoje o ET já tem mais de 105 pessoas como amigos. É surreal e muito divertido. Outra ação interessante e que deu o maior resultado e visibilidade foi termos colocado a Logo do evento no lugar de nossas fotos no MSN e Orkut, que ainda tinha na primeira linha do perfil de cada aluno da disciplina uma chamada para o BLOG. Os filmes virais já têm ao todo mais de 2000 acessos. O que é fantástico, porque temos um universo bem pequeno na área de Publicidade e Propaganda da UFF. Bem, está uma bíblia isso, mas como estou orgulhoso do trabalho dos alunos, achei legal explicar tudo. Mas a ação não pára por aí, ainda vem mais coisa, acompanhem. Vou colocar alguns dos filmes e peças da campanha por aqui.
domingo, 24 de junho de 2007
Ação divertida que viralizou e virou sucesso em toda França.
Muito boa essa ação relaizada em Nice numa rede de lojas especializadas em roupas masculinas chamada Celio store. É inusitada e cômica, um dos motivos que a fez viralizar rápido e ganhar toda França. Abaixo coloco o vídeo que na verdade é um resumo de como virou assunto na mídia por lá. A idéia é que uma mulher quando estiver na dúvida para escolher algo para seu marido/namorado com relação a tamanho ou estilo, ela pode chamar um dos Shppen Boys!!! Modelos(homens super normais) que ficam à disposição na loja desfilando de cuecas com perfis diferentes. Ou seja, um deles vai ser parecido ou ter o mesmo modelo do alvo do presente. É surreal! Fez tanto sucesso que a ação demandou a criação de um site onde estão realizando a seleção de novos modelos, onde cada um pode enviar seu vídeo de cuecas para ser avaliado. hahaha Naveguei e achei hilário, até enviei meu vídeo!!!! Quem sabe num arrumo um emprego na França!!!! rsrsrs Vale a pena ver como uma idéia fantástica gera tanto buzz e retorno para o anunciante. O que gostaria de ver mais, é a coragem de alguns anunciantes para realizarem isso aqui. Não digo os grandes que tem uma boa cabeça, mas sim os médios e pequenos que ainda são muito arredios.
Assinar:
Postagens (Atom)