Acho que está todo mundo por dentro do sucesso
do filme Tropa de Elite, que viralizou por conta
das suas cópias piratas que estão bombando no mercado
do RJ. Soube que teve um camelô no Centro que vendeu
mais de 500 cópias num dia. Eu, como todos, pedi uma
emprestada a um amigo e vi o filme. O que isso tem a
ver com viral? tudo. Primeiro fator importante
para esse fenômeno, é que o produto(filme)é excelente,
fora dos padrões, rompe paradigmas, mostra a nossa realidade,
tudo que muita gente queria que alguém tivesse coragem de jogar
no ventilador. A idetificação com a massa da população é
imediata. Por isso, virou este fenômeno. O que quero dizer
é que não adianta tentar viralizar algo que é mais ou menos,
meia-boca. Para atingir níveis como esse só sendo um
produto ou idéia muito boa mesmo. Após assistir o filme,
viciado que sou, fiquei umas 5 horas colado na internet,
no youtube, caçando matérias sobre o BOPE. Achei um monte
de coisas, mas o que me impressionou foi quando
ingenuamente pensei " vou abrir uma comunidade para
o filme no orkut" Sou ingênuo mesmo, ela não só já existia
como já tinha mais de 32.000 pessoas. Naveguei horas lendo
os comentários do filme, ali foram discutidas várias coisas,
até as melhores falas. Os seja, quer pesquisa melhor
do que essa? em poucas horas dentro da comunidade,
já se tinha muita coisa pra tabular, batava ler. Para aqueles
que não viram ainda, aconselho assistir. Não é porque vi
o pirata que vou deixar de ir ao cinema. Vou prestigiar também
na telona. Aliás, esse era um dos tópicos no orkut. E pelo
que percebi, tem muita gente que além de ter visto mais de
1 vez o pirata, vai ao cinema também. Aqui, segue um trailler
do longa. Como diria o nosso capitão, padrão 06, padrão!
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Tropa de Elite. Lições sobre viraL
Vitrine Interativa. Muito bom.
Deu no bluebus hoje. Achei legal mostrar.
A interação é algo fascinante.
Buzina louca! O Retorno. E em Versão V8. rs
Pessoal, depois de longas férias no Tibet,
refletindo sobre a vida(rs), o Buzina Louca
volta com uma ação fantástica da Rexona.
É uma cópia do carro em gigantografia com
duas figuras que circulam pela cidade de SP
como se estivessem dirigindo. A reação e o
retorno são imediatos, basta olhar nas caras
e bocas do público. Vale a pena. Voltar numa
versão V8 é sempre melhor. rsrs. A partir
desta semana o blog começa a ser atualizado
diariamente. Estou com um acervo armazenado.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Ei, juiz...

Só coloquei uma, mas vale ver a campanha toda. É excelente, extremamente pertinente. Fora que deve ser uma situação surreal você estar na rua e dar de cara com uma figura dessas.
Aqui você vai ver umas miniaturas embaixo da imagem que postei. Clique nelas e divirta-se.
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Os iluminados
terça-feira, 24 de julho de 2007
Diferente. Banco de sangue com ação criativa na Internet.
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Por essa eu não esperava
Quem nunca cantou embromation? Agora vai.

Ação do cacete criada pela agência
Santa Clara para a 89FM de SP. Ela montou uma
cabine no meio do shopping e chama a galera
para subir e participar do EMBROMATOR'S Cup.
Isso mesmo, você cria sua versão embromation
e grava. Aì o vídeo vai para o site e lá
todos podem votar para que tenhamos os "melhores".
Já temos várias pérolas. Estou dando pontos extras
para o vídeo de apresentação do site, que é
protagonizado pelo próprio criador da ação, o
Carioca exportado para SP, Pedro Porto, responsável
pela área de interatividade da agência paulista.
Se a ação entrar no clima do Funktube( td indica
que sim), tb criada pelo próprio Pedro e shortlist
de Cannes, vale uma conferida diariamente para se
assistir novas cenas dignas de troféu abacaxi.
Ri muito. Pena que não temos no RJ, é uma catarse.
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Ação Bluetooth da Sprite!
Assitam a ação de Bluetooth que
a Sprite fez no RJ.É super legal. Vou
enviar mais de ações Bluetooth em seguida.
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Mídia ambiente
ps: prestem atenção nos asiáticos, eles fazem muita coisa diferente; vale pensar assim.

Tirei lá de fora.
segunda-feira, 9 de julho de 2007
E-mail marketing também pode ser criativo.
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Novo Viral da Nike
Esse é o novo viral da nike que está
no ar. Achei legal, mas assim como o Rooney
não chega aos pés do futebol do Ronaldinho,
o viral dele não poderia chegar aos pés(por favor,
com mãozinha do trocadilho de redator! rsrsrs)
do viral da chuteira do craque brasileiro.
quarta-feira, 4 de julho de 2007
Outro Titanium Lions. 60 Earth Hour
Bem, mostrei ontem um dos Titanium Lions e,
seguindo essa trilha, aqui vai um outro que
na verdade já havia colocado no blog há
muitos dias atrás. Segue o vídeo novamente
para os que não viram e o texto que escrevi
na época. Acho essa ação a melhor de todas.
Hoje provavelmente vou colocar apenas este post
por um motivo único: quero que tenha importância.
Nós publicitários sempre somos vistos como vilões,
mas esta ação da Leo Burnet de Sydney foi fantástica
e demonstra que podemos ter um papel importante
numa mudança positiva para a humanidade. Por ter
sido em Sydney e ter vivido lá, achei ainda mais
espetacular. Porque quem foi a esta cidade maravilhosa
sabe que é uma cidade clara, cheia de luzes, limpa e
fiquei imaginando o quanto deve ter sido sensacional
participar da ação, que energia deve ter rolado por lá.
Aqui vocês poderão ver como foi a mobilização,o quanto
de mídia gratuita teve e a repercussão em números.
É um pouco longo, mas vale a pena. A gente pode fazer
muitas coisas positivas. Minha reverência a agência que teve
a iniciativa. Liguem o som, ajuda a entrar no clima.
Celular projeta imagens de 20 polegadas.

ser um aparelho onde poderemos ter tudo ao mesmo tempo,
talvez esteja aí um prenúncio. O celular sul coreano
com nanotecnologia que permite projetar as imagens
do aparelho num tamanho igualzinho sua TV de 20".
Com celulares cada vez mais com funcionalidades de
computador, acho que daqui um tempo até o Laptop
será coisa do passado. O seu celular será o seu Laptop.
É esperar pra ver!!!! Deu no Bluebus Hoje.
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Tap Project. Um dos Titanium Lions.
No dia 14 de Junho, antes de sairem os vencedores
do Titanium Lions eu coloquei um post sobre
a ação do Live Earth em Sydney e o nosso papel na
história do aquecimento global. Bem, este foi um dos
cases vencedores junto com uma da Nike e este outro
que vou mostrar agora, onde a UNICEF conseguiu realizar
em NY. TAP PROJECT. Nós publictários podemos realmente
nos mexer por causas essencias para o nosso mundo.
É fato. Bem que poderíamos fazer alguma coisa dessas aqui,
mas com foco na pobreza, seca do nordeste ou outra causa.
Mas não aquela história de veicular 3 horas da madrugada
e pegar calhau de jornal, teria que ser algo nesse nível.
Simples e eficaz. Vale ver o case.
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Falando em pensar além da propaganda convencional...

No BlueBus, aqui.
Não é nada, não é nada, já é alguma coisa diferente. E apostaria que cumpriu o objetivo.
Minhas boas-vindas. Welcome!
Gostaria de me desculpar com os 2 Alexandres
que se juntaram ao blog como colaboradores sem
as devidas introduções e apresentações. Vou ser
breve. Alexandre Mota é ex(atual)aluno da UFF com
quem tenho prazer de trocar idéias. Hoje na DPZ,
depois de ser um dos vencedores do concurso do CCRJ,
vai muito bem por lá e estará nos prestigiando
com seus pensamentos tão insanos quanto os meus.
Alexandre Amaral, que ainda não postou nada, é meu
ex-dupla na agência em que eu estava como Diretor
de Criação, a Córtex. Mas é meu ex(que papo é esse!rs)
de outras agências também. Trabalhamos juntos por
quase 5 anos. Bom diretor de arte, fotógrafo e de
um humor impecável. É também uma grande aquisição.
Para os dois o meu WELCOME!!! e como não
gosto de perder a viagem, assistam o vídeo de
boas-vindas ao novo mundo do networking através
das novas tecnologias. Afinal, o que estamos fazendo
por aqui? Um abraço, Eduardo Barbato
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Wii Coletivo. Experiência de marca, muito legal.
Deu no Adage ontem uma ação feita nos cinemas nos EUA que é experiência pura. Através do movimento coletivo captado por sensores podia-se jogar Arcade na grande tela. Note no vídeo a diversão que foi para o público antes do filme começar. Vale a pena conferir.





