quarta-feira, 27 de junho de 2007

Tá perdido na internet? Olhe no Mapa.



Neste universo tão novo que é a internet, vale
um mapa para termos a dimensão de onde estamos
pisando. Achei muito legal a idéia!

Vamos jogar War com isso?? rsrs

Viralizou voando.



Uma aluna, Juliana Barbosa, me enviou 2 horas
da madruga quandos estava atualizando. Muita
gente já viu, mas achei bom colocar. Valeu Juliana.

domingo, 24 de junho de 2007

Ciclo de palestras na UFF! Campanha com viral e ações.

Não é porque são meus alunos e porque acompanhei de perto todo processo. Mas a verdade é que o pouco que foi feito está gerando um grande resultado junto ao público-alvo e com pouquíssima verba. O ciclo de palestras com profissionais do mercado realizado numa das matérias que ministro na UFF está na sua terceira edição. Neste novo, meu briefing para os alunos foi que fizéssemos um trabalho forte online e foi assim que tudo começou. A primeira peça a soltarmos foi um viral, onde alunos da UFF estariam realizando um acampamento no IACS (Instituto de Artes e Comunicação Social), quando de repente aparece algo de muito estranho na filmagem: um vulto é visto na tela no dia seguinte da história. Depois de lançado este, foi postado no Youtube um segundo, onde as imagens da câmera de segurança do IACS vazam para o Youtube e revelam um homem que, vestido com roupas Anti-radioatividade, recolhe materiais estranhos no Campus. Daí começou o burburinho e comentários pelos corredores. Mas a ação viral fica ainda mais completa quando entra no ar uma mesma filmagem da câmera de segurança com um ET andando pelo corredor de um dos andares. A essa altura, os filmes começaram a rolar de aluno para aluno e ainda foi inserido no final de um deles o nome de um BLOG. O BLOG na verdade pertencia a Edward Moon, pesquisador americano radicado no Brasil e especialista em fenômenos sobrenaturais que, no BLOG, revela que foi chamado para investigar uma suposta aparição na Universidade Federal Fluminense. Foi o suficiente para suscitar ainda mais curiosidade. A essa altura, o BLOG já estava sendo visitado, mas por falta de tempo, acabamos tendo que soltar o filme que revelava o ET dançando no corredor, dando um ar mais cômico à ação, e pista que só poderia ser uma brincadeira. O burburinho começou em torno de quem seria aquele ET dançarino em frente às câmeras e prontamente foi lançada a promoção “Quem é o ET do IACS?". Para colocar ainda mais pimenta na situação, resolvemos que o "ET" deveria fazer uma aparição surpresa na Chopada de Comunicação!!! Foi um sucesso! O ET foi ao palco, fez uma performance, desceu dançou e foi embora. Dia seguinte, comentário geral. O buzz estava criado em torno da campanha que agora já tinha o BLOG voltado para a revelação do conceito "III Ciclo de palestras de Seminários II. Venha fazer contato!". O conceito é todo pautado em que os profissionais são pessoas dotadas de superpoderes e realizam um trabalho do outro mundo. Virão à UFF para fazer contato. Nessa etapa colocamos no ar a página do ET no Orkut, onde ele pode interagir com os alunos e criar ainda mais curiosidade com relação a sua identidade. Quem acertar a identidade do ET no BLOG ganha camiseta do evento e ainda anuários do CCRJ.A aceitação da ação foi imediata e hoje o ET já tem mais de 105 pessoas como amigos. É surreal e muito divertido. Outra ação interessante e que deu o maior resultado e visibilidade foi termos colocado a Logo do evento no lugar de nossas fotos no MSN e Orkut, que ainda tinha na primeira linha do perfil de cada aluno da disciplina uma chamada para o BLOG. Os filmes virais já têm ao todo mais de 2000 acessos. O que é fantástico, porque temos um universo bem pequeno na área de Publicidade e Propaganda da UFF. Bem, está uma bíblia isso, mas como estou orgulhoso do trabalho dos alunos, achei legal explicar tudo. Mas a ação não pára por aí, ainda vem mais coisa, acompanhem. Vou colocar alguns dos filmes e peças da campanha por aqui.













Ação divertida que viralizou e virou sucesso em toda França.




Muito boa essa ação relaizada em Nice numa rede de lojas especializadas em roupas masculinas chamada Celio store. É inusitada e cômica, um dos motivos que a fez viralizar rápido e ganhar toda França. Abaixo coloco o vídeo que na verdade é um resumo de como virou assunto na mídia por lá. A idéia é que uma mulher quando estiver na dúvida para escolher algo para seu marido/namorado com relação a tamanho ou estilo, ela pode chamar um dos Shppen Boys!!! Modelos(homens super normais) que ficam à disposição na loja desfilando de cuecas com perfis diferentes. Ou seja, um deles vai ser parecido ou ter o mesmo modelo do alvo do presente. É surreal! Fez tanto sucesso que a ação demandou a criação de um site onde estão realizando a seleção de novos modelos, onde cada um pode enviar seu vídeo de cuecas para ser avaliado. hahaha Naveguei e achei hilário, até enviei meu vídeo!!!! Quem sabe num arrumo um emprego na França!!!! rsrsrs Vale a pena ver como uma idéia fantástica gera tanto buzz e retorno para o anunciante. O que gostaria de ver mais, é a coragem de alguns anunciantes para realizarem isso aqui. Não digo os grandes que tem uma boa cabeça, mas sim os médios e pequenos que ainda são muito arredios.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

AT&T previu o futuro ou não?





Os meus leitores(que 99% são alunos e
precisam ler porque senão perdem ponto)
e, os outros 1% desconhecidos, mais
loucos ainda poque acessam, sabem que
sou aficcionado por tecnologia e achei
muito maneiro estes filmes da AT&T de 1993.
Num estilo bem Minority Report, eles
traçam um pouco do que vislumbravam para
um futuro próximo e usaram de forma muito
bem feita. Achei muito legal, dá para notar
onde erraram nas previsões?
Vale a pena ver.

Comunidade de marcas.



Foi lançada uma comunidade de marcas
e estilos na internet, o hotlists.
Você que gosta de um produto e o
considera HOT entra na comunidade dele
e pode ver quem compartilha da mesma opinião.
É o paraíso para os marketeiros
descobrirem seus mais fiéis consumidores.

Tanto faz ou qualquer coisa?








Deu no Hub. Em Cingapura foi lançada uma nova
linha de bebidas. Whatever e anything. Isso mesmo,
surreal. What ever fica na linha dos refrigerantes
e anything dos soft drinks. A idéia como estratégia
de marketing é sensacional, mas vamos ver se o
produto é bom o suficiente para vender. Os filmes
são engraçados e ainda teve uma ação teaser na
internet com direito a joguinho Space invaders
e tudo. Vale a pena conferir. E o que você quer?

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Got Milk Again!!!!!!




Se você achava que aquela campanha onde
celebridades sujas com bigodinho de leite e
o lead “Got Milk?” era genial e insuperável
deu com os burros n’água. A nova campanha
da Califórnia Milk Processor Board é um
advertainment game dos melhores. Tanto é
que concorre como grande favorita a abocanhar
um Leão de Ouro em Cannes na categoria Cyber.
Trata-se de um jogo de tabuleiro online - tipo

um Jogo da Vida virtual - onde o objetivo central
é fazer a família Adachi chegar ao único copo de
leite que sobrou no mundo, fugindo da polícia
ainda por cima. Acesse gettheglass.com, role
os dados e se prepare pra perder bastante tempo
na frente do pc! DICA E TEXTO DO ALUNO
ANDRÉ CHAPETTA. Obrigadão!!!

terça-feira, 19 de junho de 2007

Joost. Comercial chato!!




Para um produto que veio com o discurso
de ser uma nova forma de assistir TV via intenet,
achei o comercial meio mala! Não é novo, mas achei
legal postar.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Barbato no Second Life.

Meu avatar está em Festa!!! Papo esquisito....
mas o fato é que estarei nesta quarta-feira em SP
participando de um evento promovido pela Abril
onde serão dabatidos vários cases e formas de se
criar negócios no Second Life. Acho que será ótimo.

Pânico no Second Life.



O Pânico na TV levou Silvio e Vesgo a Ilha do Vírgula
no Second Life ontem. Ainda não tenho os números,
mas bombou!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

O Google vai mesmo dominar o mundo. Diz o vídeo.




Está rolando na internet e deu em vários blogs hoje.
É a saga do Google. Como nós de comunicação
estaremos em 2050. Vale a pena assistir. Dá medo!!

Aquecimento global: temos a nossa responsabilidade.



Hoje provavelmente vou colocar apenas este post
por um motivo único: quero que tenha importância.
Nós publicitários sempre somos vistos como vilões,
mas esta ação da Leo Burnet de Sydney foi fantástica
e demonstra que podemos ter um papel importante
numa mudança positiva para a humanidade. Por ter
sido em Sydney e ter vivido lá, achei ainda mais
espetacular. Porque quem foi a esta cidade maravilhosa
sabe que é uma cidade clara, cheia de luzes, limpa e
fiquei imaginando o quanto deve ter sido sensacional
participar da ação, que energia deve ter rolado por lá.
Aqui vocês poderão ver como foi a mobilização,
o quanto de mídia gratuita teve e a repercussão em números.
É um pouco longo, mas vale a pena. A gente pode fazer

muitas coisas positivas. Minha reverência a agência que teve

a iniciativa. Liguem o som, ajuda a entrar no clima.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Droga Virtual. Sérá que vicia?



Há alguns meses atrás, eu ainda não tinha o blog,
vi uma matéria sobre essa "droga" que foi lançada.
Mas outro dia uma aluna comentou sobre isso e achei
legal postar. É isso mesmo, O I-Doser , através de
sons, gera sensações de Euforia, calma e diz no site, até
alucinações. Mas tudo feito de forma científica e segura.
O mais curioso é que se compra por doses. Muita loucura.
Mas vale uma visita. E o pior que me interessei porque
na verdade é uma evolução daqueles Cds que compramos
com música de mar, passáros, os da Enya e por aí vai.
Esse é o conceito realmente. O mundo evolui....

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Mais um Viral na internet.



O que será isso??
A invasão!!! Esse é o nome.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Quanto custa anunciar e NY?



Essa é para os mídias de plantão.
Se alguém tem curiosidade de saber
quanto custa botar uns "RECLAMES"
nas ruas de NY, assista o vídeo.
Pegue a calculadora e comece a digitar
o valor de um simples painel de trem,
uma empena, Taxi e muito mais, é só uma
amostra básica, mas achei interessante.
Pessoal, vamos coçando os bolsos
por aí. É curto, vale a pena conferir.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Novo Comercial com estrelas do Futebol



Segue o novo comercial da Pepsi, recheado
com estrelas do futebol. Como todo homem
adorador da peleja, gosto muito desses
comerciais, mas fica aqui um obs: será que
no final, se trocássemos a marca não iria
ficar igualzinho aos da Nike?? Vale a
reflexão.

Momento Funny!




Muito bom!!! Só para descontrair.
Do Blog ads of the world.

De que lado você está?? O Ig vai estar lançando
uma novela diária de 1 minuto e meio.O público
vai participar efetivamente da trama, além da
trilha sonora. Deu no Bluebus e estou postando
aqui o trailer. É a web 2.0 como aposta do portal.
Vale conferir.

domingo, 10 de junho de 2007

Criatividade no topo dos prédios.


Inusitadas esculturas de aço apareceram
nos céus de Londres esta semana. No topo
de vários prédios as peças jamais poderiam
deixar de ser notadas. Foi um sucesso e a
forma mais criativa para anunciar a exposição
de Antony Gromley na Hayward Gallery and the
National Theatre. Simples e extremamente pertinente.