quarta-feira, 4 de julho de 2007
Outro Titanium Lions. 60 Earth Hour
Bem, mostrei ontem um dos Titanium Lions e,
seguindo essa trilha, aqui vai um outro que
na verdade já havia colocado no blog há
muitos dias atrás. Segue o vídeo novamente
para os que não viram e o texto que escrevi
na época. Acho essa ação a melhor de todas.
Hoje provavelmente vou colocar apenas este post
por um motivo único: quero que tenha importância.
Nós publicitários sempre somos vistos como vilões,
mas esta ação da Leo Burnet de Sydney foi fantástica
e demonstra que podemos ter um papel importante
numa mudança positiva para a humanidade. Por ter
sido em Sydney e ter vivido lá, achei ainda mais
espetacular. Porque quem foi a esta cidade maravilhosa
sabe que é uma cidade clara, cheia de luzes, limpa e
fiquei imaginando o quanto deve ter sido sensacional
participar da ação, que energia deve ter rolado por lá.
Aqui vocês poderão ver como foi a mobilização,o quanto
de mídia gratuita teve e a repercussão em números.
É um pouco longo, mas vale a pena. A gente pode fazer
muitas coisas positivas. Minha reverência a agência que teve
a iniciativa. Liguem o som, ajuda a entrar no clima.
Celular projeta imagens de 20 polegadas.

ser um aparelho onde poderemos ter tudo ao mesmo tempo,
talvez esteja aí um prenúncio. O celular sul coreano
com nanotecnologia que permite projetar as imagens
do aparelho num tamanho igualzinho sua TV de 20".
Com celulares cada vez mais com funcionalidades de
computador, acho que daqui um tempo até o Laptop
será coisa do passado. O seu celular será o seu Laptop.
É esperar pra ver!!!! Deu no Bluebus Hoje.
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Tap Project. Um dos Titanium Lions.
No dia 14 de Junho, antes de sairem os vencedores
do Titanium Lions eu coloquei um post sobre
a ação do Live Earth em Sydney e o nosso papel na
história do aquecimento global. Bem, este foi um dos
cases vencedores junto com uma da Nike e este outro
que vou mostrar agora, onde a UNICEF conseguiu realizar
em NY. TAP PROJECT. Nós publictários podemos realmente
nos mexer por causas essencias para o nosso mundo.
É fato. Bem que poderíamos fazer alguma coisa dessas aqui,
mas com foco na pobreza, seca do nordeste ou outra causa.
Mas não aquela história de veicular 3 horas da madrugada
e pegar calhau de jornal, teria que ser algo nesse nível.
Simples e eficaz. Vale ver o case.
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Falando em pensar além da propaganda convencional...

No BlueBus, aqui.
Não é nada, não é nada, já é alguma coisa diferente. E apostaria que cumpriu o objetivo.
Minhas boas-vindas. Welcome!
Gostaria de me desculpar com os 2 Alexandres
que se juntaram ao blog como colaboradores sem
as devidas introduções e apresentações. Vou ser
breve. Alexandre Mota é ex(atual)aluno da UFF com
quem tenho prazer de trocar idéias. Hoje na DPZ,
depois de ser um dos vencedores do concurso do CCRJ,
vai muito bem por lá e estará nos prestigiando
com seus pensamentos tão insanos quanto os meus.
Alexandre Amaral, que ainda não postou nada, é meu
ex-dupla na agência em que eu estava como Diretor
de Criação, a Córtex. Mas é meu ex(que papo é esse!rs)
de outras agências também. Trabalhamos juntos por
quase 5 anos. Bom diretor de arte, fotógrafo e de
um humor impecável. É também uma grande aquisição.
Para os dois o meu WELCOME!!! e como não
gosto de perder a viagem, assistam o vídeo de
boas-vindas ao novo mundo do networking através
das novas tecnologias. Afinal, o que estamos fazendo
por aqui? Um abraço, Eduardo Barbato
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Wii Coletivo. Experiência de marca, muito legal.
Deu no Adage ontem uma ação feita nos cinemas nos EUA que é experiência pura. Através do movimento coletivo captado por sensores podia-se jogar Arcade na grande tela. Note no vídeo a diversão que foi para o público antes do filme começar. Vale a pena conferir.
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Seja bem-vindo, eu.
Falar sobre novas tecnologias, ações mirabolantes, web 2, 3 e tantos ponto zero, bom. Mostrar como as coisas andam - ou correm - no exterior, muito bom. E depois o quê? Lá fora funciona, aqui não.
As barreiras estão caindo: above e below-the-line, atendimento e criação, agora on e offline. Ao menos em países mais desenvolvidos, ou que pensam à frente. Não é o que acontece no Brasil, onde parte da criação não pensa por completo, parte do atendimento é leva-e-traz (muito "traz", diga-se de passagem), parte dos anunciantes vivem com medo do novo e, é claro, onde o desenvolvimento do país é desigual.
Agora, ser diferente lá fora não muda o fato de termos a obrigação de fazer o melhor para nossos clientes aqui dentro, resolvendo seus problemas e construindo marcas e/ou resultados conforme o esperado. Se fosse apenas pra repetir ações feitas no exterior, bastava colocar uma pessoa recebendo e repassando material criado lá de fora para os clientes daqui. As agências seriam receptoras de material. Publicidade control c, control v.
Será que não vale a pena estudar o que acontece aqui, como pensam nossos empresários, o que esperam, como o povo reage às propagandas, para então pensar em campanhas completas e integradas? E quando digo completas não falo de empurrar Internet goelas alheias abaixo, mas de pensar no que realmente resolverá o problema do briefing. Quase indo contra o que faço: nem sempre propaganda é necessária. Por que não uma ação de guerrilha, evento ou RP?
Suzana Apelbaum, diretora de criação da Africa, deu uma entrevista na revista Propaganda de junho, onde fala sobre o "fuso horário criativo". Abaixo está a página escaneada. Na hora do almoço, porque estagiário tem que mostrar serviço até quando vai ao banheiro.
Que isso seja útil para nós - não só criativos, mas publicitários em geral - começarmos a pensar em como fazer propaganda de verdade. Sem modismos, sem adaptações, sem chupadas nas (propagandas) gringas. Inclusive, quem estiver entrando no mercado agora, como eu estou, tem a obrigação de mudar a mentalidade que vigora hoje. Mais ou menos como aquele papo de que as crianças são o futuro do país, mas sem deixar o futuro para a próxima geração de crianças.
Daqui a algum tempo, vamos ver quem vai sobreviver quando chegar a hora de pensar de verdade e por completo no cliente.
Tá perdido na internet? Olhe no Mapa.
Viralizou voando.
Uma aluna, Juliana Barbosa, me enviou 2 horas
da madruga quandos estava atualizando. Muita
gente já viu, mas achei bom colocar. Valeu Juliana.
domingo, 24 de junho de 2007
Ciclo de palestras na UFF! Campanha com viral e ações.



Ação divertida que viralizou e virou sucesso em toda França.

Muito boa essa ação relaizada em Nice numa rede de lojas especializadas em roupas masculinas chamada Celio store. É inusitada e cômica, um dos motivos que a fez viralizar rápido e ganhar toda França. Abaixo coloco o vídeo que na verdade é um resumo de como virou assunto na mídia por lá. A idéia é que uma mulher quando estiver na dúvida para escolher algo para seu marido/namorado com relação a tamanho ou estilo, ela pode chamar um dos Shppen Boys!!! Modelos(homens super normais) que ficam à disposição na loja desfilando de cuecas com perfis diferentes. Ou seja, um deles vai ser parecido ou ter o mesmo modelo do alvo do presente. É surreal! Fez tanto sucesso que a ação demandou a criação de um site onde estão realizando a seleção de novos modelos, onde cada um pode enviar seu vídeo de cuecas para ser avaliado. hahaha Naveguei e achei hilário, até enviei meu vídeo!!!! Quem sabe num arrumo um emprego na França!!!! rsrsrs Vale a pena ver como uma idéia fantástica gera tanto buzz e retorno para o anunciante. O que gostaria de ver mais, é a coragem de alguns anunciantes para realizarem isso aqui. Não digo os grandes que tem uma boa cabeça, mas sim os médios e pequenos que ainda são muito arredios.
sexta-feira, 22 de junho de 2007
AT&T previu o futuro ou não?
Os meus leitores(que 99% são alunos e
precisam ler porque senão perdem ponto)
e, os outros 1% desconhecidos, mais
loucos ainda poque acessam, sabem que
sou aficcionado por tecnologia e achei
muito maneiro estes filmes da AT&T de 1993.
Num estilo bem Minority Report, eles
traçam um pouco do que vislumbravam para
um futuro próximo e usaram de forma muito
bem feita. Achei muito legal, dá para notar
onde erraram nas previsões?
Vale a pena ver.
Comunidade de marcas.

Foi lançada uma comunidade de marcas
e estilos na internet, o hotlists.
Você que gosta de um produto e o
considera HOT entra na comunidade dele
e pode ver quem compartilha da mesma opinião.
É o paraíso para os marketeiros
descobrirem seus mais fiéis consumidores.
Tanto faz ou qualquer coisa?

Deu no Hub. Em Cingapura foi lançada uma nova
linha de bebidas. Whatever e anything. Isso mesmo,
surreal. What ever fica na linha dos refrigerantes
e anything dos soft drinks. A idéia como estratégia
de marketing é sensacional, mas vamos ver se o
produto é bom o suficiente para vender. Os filmes
são engraçados e ainda teve uma ação teaser na
internet com direito a joguinho Space invaders
e tudo. Vale a pena conferir. E o que você quer?
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Got Milk Again!!!!!!
Se você achava que aquela campanha onde
celebridades sujas com bigodinho de leite e
o lead “Got Milk?” era genial e insuperável
deu com os burros n’água. A nova campanha
da Califórnia Milk Processor Board é um
advertainment game dos melhores. Tanto é
que concorre como grande favorita a abocanhar
um Leão de Ouro em Cannes na categoria Cyber.
Trata-se de um jogo de tabuleiro online - tipo
um Jogo da Vida virtual - onde o objetivo central
é fazer a família Adachi chegar ao único copo de
leite que sobrou no mundo, fugindo da polícia
ainda por cima. Acesse gettheglass.com, role
os dados e se prepare pra perder bastante tempo
na frente do pc! DICA E TEXTO DO ALUNO
ANDRÉ CHAPETTA. Obrigadão!!!
terça-feira, 19 de junho de 2007
Joost. Comercial chato!!
Para um produto que veio com o discurso
de ser uma nova forma de assistir TV via intenet,
achei o comercial meio mala! Não é novo, mas achei
legal postar.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Barbato no Second Life.
Pânico no Second Life.
sexta-feira, 15 de junho de 2007
O Google vai mesmo dominar o mundo. Diz o vídeo.
Está rolando na internet e deu em vários blogs hoje.
É a saga do Google. Como nós de comunicação
estaremos em 2050. Vale a pena assistir. Dá medo!!


