quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Ei, juiz...



Só coloquei uma, mas vale ver a campanha toda. É excelente, extremamente pertinente. Fora que deve ser uma situação surreal você estar na rua e dar de cara com uma figura dessas.

Aqui você vai ver umas miniaturas embaixo da imagem que postei. Clique nelas e divirta-se.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Os iluminados

Bela idéia de Neil McGuirk e Ben Smith, da Lowe Sydney. Veiculado em julho deste ano, gerou um aumento de 205% na apresentaçao do filme - regado a Stella Artois, claro. Ponto pros gringos.


No Ads of the world, ok?

terça-feira, 24 de julho de 2007

Diferente. Banco de sangue com ação criativa na Internet.


Simples e genial. Assista, porque se eu explicar
vou acabar estragando. Click na imagem para assistir.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Por essa eu não esperava

Coca-Cola Zero fazendo ação nas ruas, com cara de pegadinha. Tirando as risadas falsas de programa do Faustão, é uma boa idéia. Se virar viral, melhor ainda.

Quem nunca cantou embromation? Agora vai.


Ação do cacete criada pela agência
Santa Clara para a 89FM de SP. Ela montou uma
cabine no meio do shopping e chama a galera
para subir e participar do EMBROMATOR'S Cup.
Isso mesmo, você cria sua versão embromation
e grava. Aì o vídeo vai para o site e lá
todos podem votar para que tenhamos os "melhores".
Já temos várias pérolas. Estou dando pontos extras
para o vídeo de apresentação do site, que é
protagonizado pelo próprio criador da ação, o
Carioca exportado para SP, Pedro Porto, responsável
pela área de interatividade da agência paulista.
Se a ação entrar no clima do Funktube( td indica
que sim), tb criada pelo próprio Pedro e shortlist
de Cannes, vale uma conferida diariamente para se
assistir novas cenas dignas de troféu abacaxi.
Ri muito. Pena que não temos no RJ, é uma catarse.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Ação Bluetooth da Sprite!



Assitam a ação de Bluetooth que
a Sprite fez no RJ.É super legal. Vou
enviar mais de ações Bluetooth em seguida.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Mídia ambiente

Aqui vai um bom exemplo de como interagir com seu público onde quer que ele esteja. Afinal, se Maomé não vai à montanha... Ação para divulgar o filme do Hulk em Cingapura. (desculpem a demora, período de mudanças)

ps: prestem atenção nos asiáticos, eles fazem muita coisa diferente; vale pensar assim.


Tirei lá de fora.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

E-mail marketing também pode ser criativo.

Um e-mail marketing também pode ser, aliás,
deve ser uma peça criativa. A que segue
foi criada para mostrar como é difícil
acabar com a Malária em lugares como
a Burkina Faso. A peça pode ser vista aqui.

Gostei muito.

Adotando uma nova postura.





Um pouco mais de social. Uma
campanha realizada na índia para estimular
a adoção de crianças. Achei uma visão bem
sensível de comunicação. Quando olha para as
fotos vocês não têm uma sensação?

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Novo Viral da Nike


Esse é o novo viral da nike que está
no ar. Achei legal, mas assim como o Rooney

não chega aos pés do futebol do Ronaldinho,
o viral dele não poderia chegar aos pés(por favor,
com mãozinha do trocadilho de redator! rsrsrs)
do viral da chuteira do craque brasileiro.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Aquecimento Global no Second Life.

Outro Titanium Lions. 60 Earth Hour




Bem, mostrei ontem um dos Titanium Lions e,
seguindo essa trilha, aqui vai um outro que
na verdade já havia colocado no blog há
muitos dias atrás. Segue o vídeo novamente
para os que não viram e o texto que escrevi
na época. Acho essa ação a melhor de todas.

Hoje provavelmente vou colocar apenas este post
por um motivo único: quero que tenha importância.
Nós publicitários sempre somos vistos como vilões,
mas esta ação da Leo Burnet de Sydney foi fantástica
e demonstra que podemos ter um papel importante
numa mudança positiva para a humanidade. Por ter
sido em Sydney e ter vivido lá, achei ainda mais
espetacular. Porque quem foi a esta cidade maravilhosa
sabe que é uma cidade clara, cheia de luzes, limpa e
fiquei imaginando o quanto deve ter sido sensacional
participar da ação, que energia deve ter rolado por lá.
Aqui vocês poderão ver como foi a mobilização,o quanto
de mídia gratuita teve e a repercussão em números.
É um pouco longo, mas vale a pena. A gente pode fazer
muitas coisas positivas. Minha reverência a agência que teve
a iniciativa. Liguem o som, ajuda a entrar no clima.

Celular projeta imagens de 20 polegadas.


Para quem ainda não enxergava uma maneira do celular
ser um aparelho onde poderemos ter tudo ao mesmo tempo,
talvez esteja aí um prenúncio. O celular sul coreano
com nanotecnologia que permite projetar as imagens
do aparelho num tamanho igualzinho sua TV de 20".
Com celulares cada vez mais com funcionalidades de
computador, acho que daqui um tempo até o Laptop
será coisa do passado. O seu celular será o seu Laptop.
É esperar pra ver!!!! Deu no Bluebus Hoje.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Tap Project. Um dos Titanium Lions.



No dia 14 de Junho, antes de sairem os vencedores
do Titanium Lions eu coloquei um post sobre
a ação do Live Earth em Sydney e o nosso papel na
história do aquecimento global. Bem, este foi um dos
cases vencedores junto com uma da Nike e este outro
que vou mostrar agora, onde a UNICEF conseguiu realizar
em NY. TAP PROJECT. Nós publictários podemos realmente
nos mexer por causas essencias para o nosso mundo.
É fato. Bem que poderíamos fazer alguma coisa dessas aqui,
mas com foco na pobreza, seca do nordeste ou outra causa.
Mas não aquela história de veicular 3 horas da madrugada
e pegar calhau de jornal, teria que ser algo nesse nível.
Simples e eficaz. Vale ver o case.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Falando em pensar além da propaganda convencional...

Não é Internet como falava a Apelbaum, mas é feito aqui dentro. E por uma empresa tradicional.




No BlueBus, aqui.


Não é nada, não é nada, já é alguma coisa diferente. E apostaria que cumpriu o objetivo.

Minhas boas-vindas. Welcome!


Gostaria de me desculpar com os 2 Alexandres
que se juntaram ao blog como colaboradores sem
as devidas introduções e apresentações. Vou ser
breve. Alexandre Mota é ex(atual)aluno da UFF com
quem tenho prazer de trocar idéias. Hoje na DPZ,
depois de ser um dos vencedores do concurso do CCRJ,
vai muito bem por lá e estará nos prestigiando
com seus pensamentos tão insanos quanto os meus.
Alexandre Amaral, que ainda não postou nada, é meu
ex-dupla na agência em que eu estava como Diretor
de Criação, a Córtex. Mas é meu ex(que papo é esse
!rs)
de outras agências também. Trabalhamos juntos por
quase 5 anos. Bom diretor de arte, fotógrafo e de
um humor impecável. É também uma grande aquisição.
Para os dois o meu WELCOME!!! e como não
gosto de perder a viagem, assistam o vídeo de
boas-vindas ao novo mundo do networking através
das novas tecnologias. Afinal, o que estamos fazendo

por aqui? Um abraço, Eduardo Barbato

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Wii Coletivo. Experiência de marca, muito legal.



Deu no Adage ontem uma ação feita nos cinemas nos EUA que é experiência pura. Através do movimento coletivo captado por sensores podia-se jogar Arcade na grande tela. Note no vídeo a diversão que foi para o público antes do filme começar. Vale a pena conferir.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Seja bem-vindo, eu.

Alexandre, ex mas ainda atual aluno da UFF, redator estagiário da DPZ, "criação sem pistolão", como diz o livro, blablabla. Feita minha apresentação, vamos ao que interessa.

Falar sobre novas tecnologias, ações mirabolantes, web 2, 3 e tantos ponto zero, bom. Mostrar como as coisas andam - ou correm - no exterior, muito bom. E depois o quê? Lá fora funciona, aqui não.

As barreiras estão caindo: above e below-the-line, atendimento e criação, agora on e offline. Ao menos em países mais desenvolvidos, ou que pensam à frente. Não é o que acontece no Brasil, onde parte da criação não pensa por completo, parte do atendimento é leva-e-traz (muito "traz", diga-se de passagem), parte dos anunciantes vivem com medo do novo e, é claro, onde o desenvolvimento do país é desigual.

Agora, ser diferente lá fora não muda o fato de termos a obrigação de fazer o melhor para nossos clientes aqui dentro, resolvendo seus problemas e construindo marcas e/ou resultados conforme o esperado. Se fosse apenas pra repetir ações feitas no exterior, bastava colocar uma pessoa recebendo e repassando material criado lá de fora para os clientes daqui. As agências seriam receptoras de material. Publicidade control c, control v.

Será que não vale a pena estudar o que acontece aqui, como pensam nossos empresários, o que esperam, como o povo reage às propagandas, para então pensar em campanhas completas e integradas? E quando digo completas não falo de empurrar Internet goelas alheias abaixo, mas de pensar no que realmente resolverá o problema do briefing. Quase indo contra o que faço: nem sempre propaganda é necessária. Por que não uma ação de guerrilha, evento ou RP?

Suzana Apelbaum, diretora de criação da Africa, deu uma entrevista na revista Propaganda de junho, onde fala sobre o "fuso horário criativo". Abaixo está a página escaneada. Na hora do almoço, porque estagiário tem que mostrar serviço até quando vai ao banheiro.

Que isso seja útil para nós - não só criativos, mas publicitários em geral - começarmos a pensar em como fazer propaganda de verdade. Sem modismos, sem adaptações, sem chupadas nas (propagandas) gringas. Inclusive, quem estiver entrando no mercado agora, como eu estou, tem a obrigação de mudar a mentalidade que vigora hoje. Mais ou menos como aquele papo de que as crianças são o futuro do país, mas sem deixar o futuro para a próxima geração de crianças.

Daqui a algum tempo, vamos ver quem vai sobreviver quando chegar a hora de pensar de verdade e por completo no cliente.


Tá perdido na internet? Olhe no Mapa.



Neste universo tão novo que é a internet, vale
um mapa para termos a dimensão de onde estamos
pisando. Achei muito legal a idéia!

Vamos jogar War com isso?? rsrs

Viralizou voando.



Uma aluna, Juliana Barbosa, me enviou 2 horas
da madruga quandos estava atualizando. Muita
gente já viu, mas achei bom colocar. Valeu Juliana.