segunda-feira, 2 de julho de 2007
Tap Project. Um dos Titanium Lions.
No dia 14 de Junho, antes de sairem os vencedores
do Titanium Lions eu coloquei um post sobre
a ação do Live Earth em Sydney e o nosso papel na
história do aquecimento global. Bem, este foi um dos
cases vencedores junto com uma da Nike e este outro
que vou mostrar agora, onde a UNICEF conseguiu realizar
em NY. TAP PROJECT. Nós publictários podemos realmente
nos mexer por causas essencias para o nosso mundo.
É fato. Bem que poderíamos fazer alguma coisa dessas aqui,
mas com foco na pobreza, seca do nordeste ou outra causa.
Mas não aquela história de veicular 3 horas da madrugada
e pegar calhau de jornal, teria que ser algo nesse nível.
Simples e eficaz. Vale ver o case.
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Falando em pensar além da propaganda convencional...

No BlueBus, aqui.
Não é nada, não é nada, já é alguma coisa diferente. E apostaria que cumpriu o objetivo.
Minhas boas-vindas. Welcome!
Gostaria de me desculpar com os 2 Alexandres
que se juntaram ao blog como colaboradores sem
as devidas introduções e apresentações. Vou ser
breve. Alexandre Mota é ex(atual)aluno da UFF com
quem tenho prazer de trocar idéias. Hoje na DPZ,
depois de ser um dos vencedores do concurso do CCRJ,
vai muito bem por lá e estará nos prestigiando
com seus pensamentos tão insanos quanto os meus.
Alexandre Amaral, que ainda não postou nada, é meu
ex-dupla na agência em que eu estava como Diretor
de Criação, a Córtex. Mas é meu ex(que papo é esse!rs)
de outras agências também. Trabalhamos juntos por
quase 5 anos. Bom diretor de arte, fotógrafo e de
um humor impecável. É também uma grande aquisição.
Para os dois o meu WELCOME!!! e como não
gosto de perder a viagem, assistam o vídeo de
boas-vindas ao novo mundo do networking através
das novas tecnologias. Afinal, o que estamos fazendo
por aqui? Um abraço, Eduardo Barbato
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Wii Coletivo. Experiência de marca, muito legal.
Deu no Adage ontem uma ação feita nos cinemas nos EUA que é experiência pura. Através do movimento coletivo captado por sensores podia-se jogar Arcade na grande tela. Note no vídeo a diversão que foi para o público antes do filme começar. Vale a pena conferir.
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Seja bem-vindo, eu.
Falar sobre novas tecnologias, ações mirabolantes, web 2, 3 e tantos ponto zero, bom. Mostrar como as coisas andam - ou correm - no exterior, muito bom. E depois o quê? Lá fora funciona, aqui não.
As barreiras estão caindo: above e below-the-line, atendimento e criação, agora on e offline. Ao menos em países mais desenvolvidos, ou que pensam à frente. Não é o que acontece no Brasil, onde parte da criação não pensa por completo, parte do atendimento é leva-e-traz (muito "traz", diga-se de passagem), parte dos anunciantes vivem com medo do novo e, é claro, onde o desenvolvimento do país é desigual.
Agora, ser diferente lá fora não muda o fato de termos a obrigação de fazer o melhor para nossos clientes aqui dentro, resolvendo seus problemas e construindo marcas e/ou resultados conforme o esperado. Se fosse apenas pra repetir ações feitas no exterior, bastava colocar uma pessoa recebendo e repassando material criado lá de fora para os clientes daqui. As agências seriam receptoras de material. Publicidade control c, control v.
Será que não vale a pena estudar o que acontece aqui, como pensam nossos empresários, o que esperam, como o povo reage às propagandas, para então pensar em campanhas completas e integradas? E quando digo completas não falo de empurrar Internet goelas alheias abaixo, mas de pensar no que realmente resolverá o problema do briefing. Quase indo contra o que faço: nem sempre propaganda é necessária. Por que não uma ação de guerrilha, evento ou RP?
Suzana Apelbaum, diretora de criação da Africa, deu uma entrevista na revista Propaganda de junho, onde fala sobre o "fuso horário criativo". Abaixo está a página escaneada. Na hora do almoço, porque estagiário tem que mostrar serviço até quando vai ao banheiro.
Que isso seja útil para nós - não só criativos, mas publicitários em geral - começarmos a pensar em como fazer propaganda de verdade. Sem modismos, sem adaptações, sem chupadas nas (propagandas) gringas. Inclusive, quem estiver entrando no mercado agora, como eu estou, tem a obrigação de mudar a mentalidade que vigora hoje. Mais ou menos como aquele papo de que as crianças são o futuro do país, mas sem deixar o futuro para a próxima geração de crianças.
Daqui a algum tempo, vamos ver quem vai sobreviver quando chegar a hora de pensar de verdade e por completo no cliente.
Tá perdido na internet? Olhe no Mapa.
Viralizou voando.
Uma aluna, Juliana Barbosa, me enviou 2 horas
da madruga quandos estava atualizando. Muita
gente já viu, mas achei bom colocar. Valeu Juliana.
domingo, 24 de junho de 2007
Ciclo de palestras na UFF! Campanha com viral e ações.



Ação divertida que viralizou e virou sucesso em toda França.

Muito boa essa ação relaizada em Nice numa rede de lojas especializadas em roupas masculinas chamada Celio store. É inusitada e cômica, um dos motivos que a fez viralizar rápido e ganhar toda França. Abaixo coloco o vídeo que na verdade é um resumo de como virou assunto na mídia por lá. A idéia é que uma mulher quando estiver na dúvida para escolher algo para seu marido/namorado com relação a tamanho ou estilo, ela pode chamar um dos Shppen Boys!!! Modelos(homens super normais) que ficam à disposição na loja desfilando de cuecas com perfis diferentes. Ou seja, um deles vai ser parecido ou ter o mesmo modelo do alvo do presente. É surreal! Fez tanto sucesso que a ação demandou a criação de um site onde estão realizando a seleção de novos modelos, onde cada um pode enviar seu vídeo de cuecas para ser avaliado. hahaha Naveguei e achei hilário, até enviei meu vídeo!!!! Quem sabe num arrumo um emprego na França!!!! rsrsrs Vale a pena ver como uma idéia fantástica gera tanto buzz e retorno para o anunciante. O que gostaria de ver mais, é a coragem de alguns anunciantes para realizarem isso aqui. Não digo os grandes que tem uma boa cabeça, mas sim os médios e pequenos que ainda são muito arredios.
sexta-feira, 22 de junho de 2007
AT&T previu o futuro ou não?
Os meus leitores(que 99% são alunos e
precisam ler porque senão perdem ponto)
e, os outros 1% desconhecidos, mais
loucos ainda poque acessam, sabem que
sou aficcionado por tecnologia e achei
muito maneiro estes filmes da AT&T de 1993.
Num estilo bem Minority Report, eles
traçam um pouco do que vislumbravam para
um futuro próximo e usaram de forma muito
bem feita. Achei muito legal, dá para notar
onde erraram nas previsões?
Vale a pena ver.
Comunidade de marcas.

Foi lançada uma comunidade de marcas
e estilos na internet, o hotlists.
Você que gosta de um produto e o
considera HOT entra na comunidade dele
e pode ver quem compartilha da mesma opinião.
É o paraíso para os marketeiros
descobrirem seus mais fiéis consumidores.
Tanto faz ou qualquer coisa?

Deu no Hub. Em Cingapura foi lançada uma nova
linha de bebidas. Whatever e anything. Isso mesmo,
surreal. What ever fica na linha dos refrigerantes
e anything dos soft drinks. A idéia como estratégia
de marketing é sensacional, mas vamos ver se o
produto é bom o suficiente para vender. Os filmes
são engraçados e ainda teve uma ação teaser na
internet com direito a joguinho Space invaders
e tudo. Vale a pena conferir. E o que você quer?
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Got Milk Again!!!!!!
Se você achava que aquela campanha onde
celebridades sujas com bigodinho de leite e
o lead “Got Milk?” era genial e insuperável
deu com os burros n’água. A nova campanha
da Califórnia Milk Processor Board é um
advertainment game dos melhores. Tanto é
que concorre como grande favorita a abocanhar
um Leão de Ouro em Cannes na categoria Cyber.
Trata-se de um jogo de tabuleiro online - tipo
um Jogo da Vida virtual - onde o objetivo central
é fazer a família Adachi chegar ao único copo de
leite que sobrou no mundo, fugindo da polícia
ainda por cima. Acesse gettheglass.com, role
os dados e se prepare pra perder bastante tempo
na frente do pc! DICA E TEXTO DO ALUNO
ANDRÉ CHAPETTA. Obrigadão!!!
terça-feira, 19 de junho de 2007
Joost. Comercial chato!!
Para um produto que veio com o discurso
de ser uma nova forma de assistir TV via intenet,
achei o comercial meio mala! Não é novo, mas achei
legal postar.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Barbato no Second Life.
Pânico no Second Life.
sexta-feira, 15 de junho de 2007
O Google vai mesmo dominar o mundo. Diz o vídeo.
Está rolando na internet e deu em vários blogs hoje.
É a saga do Google. Como nós de comunicação
estaremos em 2050. Vale a pena assistir. Dá medo!!
Aquecimento global: temos a nossa responsabilidade.
Hoje provavelmente vou colocar apenas este post
por um motivo único: quero que tenha importância.
Nós publicitários sempre somos vistos como vilões,
mas esta ação da Leo Burnet de Sydney foi fantástica
e demonstra que podemos ter um papel importante
numa mudança positiva para a humanidade. Por ter
sido em Sydney e ter vivido lá, achei ainda mais
espetacular. Porque quem foi a esta cidade maravilhosa
sabe que é uma cidade clara, cheia de luzes, limpa e
fiquei imaginando o quanto deve ter sido sensacional
participar da ação, que energia deve ter rolado por lá.
Aqui vocês poderão ver como foi a mobilização,
o quanto de mídia gratuita teve e a repercussão em números.
É um pouco longo, mas vale a pena. A gente pode fazer
muitas coisas positivas. Minha reverência a agência que teve
a iniciativa. Liguem o som, ajuda a entrar no clima.
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Droga Virtual. Sérá que vicia?

vi uma matéria sobre essa "droga" que foi lançada.
Mas outro dia uma aluna comentou sobre isso e achei
legal postar. É isso mesmo, O I-Doser , através de
sons, gera sensações de Euforia, calma e diz no site, até
alucinações. Mas tudo feito de forma científica e segura.
O mais curioso é que se compra por doses. Muita loucura.


